bioquímica,
90 seg

Ep. 837 Maria Paula Marques – Investigação desenvolve terapias contra o cancro que têm como alvo a água no interior das células

April 21, 2020

ep837_interiorEste grupo de investigação está a estudar estratégias de combate ao cancro que têm como alvo a água no interior das células.


Maria Paula Marques, investigadora na Unidade de Investigação de Química-Física Molecular (QFM-UC) da Universidade de Coimbra (UC), dedica o seu trabalho ao desenvolvimento de novos compostos contra o cancro baseados em metais.

Atualmente, o grupo de Maria Paula Marques, está a estudar as propriedades da cisplatina, um composto metálico utilizado na clínica, com o intuito de aplicar este composto dentro de uma estratégia multialvo capaz de atuar em diferentes recetores no interior da célula.

Um desses alvos é a água. Cada célula é composta por cerca de 70% de água o que significa que qualquer alteração que afete a estrutura dessa água pode alterar a função da célula.

“Isso quer dizer que nós podemos matar a célula apenas alterando a estrutura da água”, reforça.

Maria Paula Marques está a estudar dois tipos de cancro, o cancro metastático da mama, o cancro mais letal em mulheres em todo o Mundo, e o cancro de osso, conhecido por osteossarcoma, que afeta principalmente jovens e adolescentes e cujo tratamento também tem uma baixa percentagem de êxito.

“Tanto num tipo de cancro como no outro verificámos um forte efeito sobre as águas e verificámos ainda que esse efeito sobre a água não era idêntico para ambos os tipos de cancro”, revela.

Esta conclusão indica que para cada tipo de cancro o efeito deste composto sobre as propriedades da água no interior das células tumorais é diferente.

Verificou-se também que compostos metálicos à base de paládio atuam de maneira distinta do que compostos à base de platina, como a cisplatina.   

Ao estudar os mecanismos por trás desta especificidade será possível desenvolver compostos capazes de atacar um tipo específico de tumor, sem causar danos às células saudáveis que o rodeiam.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | Google Scholar | UC

Scroll to top