medicina,
90 seg

Ep. 857 José Bragança – Investigação estuda papel de proteína no desenvolvimento do tecido cardíaco em embriões

May 19, 2020

ep857_interiorEsta investigação está a estudar uma proteína associada a malformações cardíacas durante o desenvolvimento do embrião.


José Bragança, investigador do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) e professor auxiliar no Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve (UAlg), está a desenvolver este projeto com o intuito de compreender o papel desta proteína no crescimento do tecido cardíaco.

Para tal estão a ser desenvolvidos estudos com base em modelos de células estaminais embrionárias.

Estes modelos têm a vantagem de poderem ser diferenciados em qualquer célula do organismo, o que permite estudar de forma aprofundada o papel destas proteínas nas diferentes células do embrião.

Estas proteínas são produzidas por um gene, o CITED2, e suspeita-se que tenham um papel importante na diferenciação do tecido cardíaco.

Este estudo demonstrou que estas proteínas têm a capacidade de sair das células e de servirem de mensageiras para ativar determinadas funções nas células vizinhas. A equipa de José Bragança está agora a olhar para essas mensagens para determinar qual o seu papel na diferenciação do tecido cardíaco.

“O que nós fizemos foi suplementar as células com essas proteínas e verificámos que com o suplemento dessas proteínas as células foram capazes de se diferenciar em células cardíacas”, revela.

Isto indica que, em teoria, será possível tratar uma célula cuja função do gene CITED2 esteja alterada, com um suplemento destas proteínas, evitando assim o desenvolvimento de malformações cardíacas.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | UAlg

Scroll to top