ambiente,
90 seg

Ep. 862 Priscila Goela – Projeto desenvolve sistema de monitorização em tempo-real para aquacultura

May 26, 2020

ep862_interiorEste projeto está a desenvolver um sistema de recolha de dados em tempo-real das condições ambientais em zonas de aquacultura. Estes dados serão usados para melhor gerir o crescimento das espécies em aquacultura.


Priscila Goela, investigadora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve (UAlg), está a desenvolver o projeto GAIN – Green Aquaculture Intensification in Europe com o objetivo de promover a intensificação sustentável da indústria da aquacultura na Europa.

Em Portugal este projeto está a ser desenvolvido em parceria com as empresas Sagremarisco e SPAROS. O CIMA está a trabalhar diretamente com a Sagremarisco na utilização de sensores em ambiente de aquacultura.

Estes sensores permitem reunir dados sobre condições ambientais como a temperatura da água, o nível de oxigénio, a salinidade e a agitação marinha. Estes dados vão permitir perceber quais as condições ideias para o crescimento das diferentes espécies em aquacultura.

Com este sistema será possível fornecer informação em tempo-real para uma gestão mais precisa desta atividade.

Atualmente já é possível recolher dados a partir de bóias que foram implementadas num espaço de aquacultura de mexilhão. Estas bóias recolhem dados de irradiância, temperatura, florescência, turbidez e outros parâmetros ópticos.

Esta informação é depois usada pela empresa para definir estratégias de gestão de forma a garantir o crescimento sustentável destes bivalves.

O projeto GAIN é financiado pela União Europeia ao abrigo do programa Horizonte 2020.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | CIMA

Scroll to top