ambiente,
90 seg

Ep. 876 Diana Rodrigues – Estudo avalia o impacto dos microplásticos no desenvolvimento dos peixes entre Sesimbra e o estuário do Sado

June 15, 2020

ep876_interiorEste estudo quer perceber de que forma a presença de microplásticos nesta região impacta o desenvolvimento das espécies de peixe que aqui habitam.


Diana Rodrigues, estudante de doutoramento no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), dedica o seu trabalho à investigação de poluição marinha por microplásticos.

Numa primeira fase está a ser avaliada a distribuição das partículas de microplástico numa zona costeira portuguesa entre o estuário do Sado e Sesimbra. Esta análise vai ser feita tanto à superfície como no fundo marinho, a diferentes distâncias do estuário do Sado e ao longo de vários meses.

A ideia é procurar avaliar o nível de poluição desta zona marinha e recolher dados ambientais que vão suportar experiências em laboratório. Nestas experiências vão ser analisados os efeitos toxicológicos que estas partículas incorporadas em dietas possam ter no desenvolvimento e no comportamento de larvas e de juvenis de peixe.

Os dados da primeira fase do trabalho permitiram verificar que existe maior concentração de partículas nas zonas mais próximas do estuário e nos meses de inverno. Ou seja, esta concentração está relacionada com a proximidade com o aglomerado populacional da cidade de Setúbal, e com o aumento dos níveis de pluviosidade que ocorre durante o inverno.

A recolha de dados ambientais permitiu também verificar que existe uma grande concentração de partículas de microplásticos e não de fibras como outros estudos indicam.

A partir desta informação serão desenhadas experiências em laboratório com o intuito de avaliar o impacto destes microplásticos nas larvas e juvenis de peixe tentando assim recriar as condições vividas nesta área marinha.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | MARE

Scroll to top