cinema,
90 seg

Ep. 882 Ângela Santos – Investigação estuda métodos de conservação para diapositivos de vidro de lanterna mágica

June 23, 2020

ep882_interiorA lanterna mágica é um aparelho de projeção de diapositivos de vidro com figuras, antecessora dos aparelhos de projeção modernos.


Ângela Santos, aluna de doutoramento em Conservação e Restauro na VICARTE – Vidro e Cerâmica para as Artes na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), está a estudar o arquivo de diapositivos de vidro de lanterna mágica da Cinemateca Portuguesa e dos Museus de Ciência de Lisboa, Coimbra e Porto.

Inventada no século XVII, a lanterna mágica era constituída por uma câmara escura e um jogo de lentes. Este sistema consistia num conjunto de diapositivos de vidro, placas pintadas com desenhos, que eram atravessadas por uma fonte de luz e projetadas numa tela. Estas ilustrações eram feitas de forma a que a sua manipulação criasse nos espetadores a ilusão de movimento.

Estes diapositivos de vidro eram pintados com óleos e aguarelas e podiam ser usados tanto para dar aulas como em grandes espetáculos. Acompanhadas de música e de uma narrativa, era criada a ilusão de movimento das figuras ao mover os vidros pintados, marcando assim o início do período pré-cinema.

Segundo Ângela Santos, estes diapositivos têm vários problemas de conservação associados, principalmente devido ao seu manuseamento e ao excesso de exposição à luz e ao calor durante as projeções.

Em conjunto com uma equipa multidisciplinar e internacional, Ângela Santos está a estudar documentos históricos sobre os materiais e as técnicas de produção destes diapositivos, desde o vidro à pintura.

Estão também a reconstituir as tintas usadas nestes diapositivos com base em receitas históricas de produtores como Winsor & Newton.

“Neste momento estamos a identificar os mecanismos de degradação para podermos desenvolver estratégias de conservação que terão um grande impacto na valorização e na salvaguarda deste património”, reforça.

Este projeto está a ser desenvolvido no âmbito do Programa Doutoral CORES – Conservação e Restauro do Património Cultural.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | VICARTE

Scroll to top