tecnologia,
90 seg

Ep. 892 Rui Rocha – Equipa de investigação está a desenvolver o primeiro satélite universitário português

July 07, 2020

ep892_interiorCom cerca de 10 centímetros de aresta este pequeno satélite cúbico terá como principal função captar os sinais transmitidos por aviões. Com esta tecnologia será possível localizar e acompanhar o trajeto de voo de um avião em tempo-real.


Rui Rocha, professor no Instituto Superior Técnico (IST) e investigador no Instituto de Telecomunicações (IT), coordenada a equipa que está a desenvolver o IST-SAT-1, o primeiro satélite universitário português.

Apesar do seu tamanho, o IST-SAT-1 funciona como qualquer outro satélite. O seu principal objetivo é ensaiar um sistema compacto e de baixo consumo de receção de sinais ADSP, sinais transmitidos por aviões e que permitem localizá-los.

São estes sinais que alimentam sites como o Flightradar24 que permite acompanhar o trajeto de voo de um avião online e localizá-lo no mapa.

Ao usar o sistema a bordo dos aviões, esta tecnologia vai permitir seguir, localizar e detectar estes aparelhos em zonas remotas do planeta, que podem ser melhor observadas a partir do espaço.

Desta forma será mais fácil identificar a localização de um avião após um acidente.

“Usando este sistema é muito mais fácil localizá-los em situações de acidentes como o caso do Malaysia Airlines 370 ou do Air France AF447 que desapareceram em circunstâncias trágicas”, explica.

Segundo Rui Rocha, o IST-SAT-1 já se encontra praticamente construído, estando agora a entrar numa fase de ensaios em ambiente espaço.

O IST-SAT-1 deverá ser lançado no final de 2020.

“Acredito que no início de 2021 nós estaremos ansiosamente à espera das primeiras mensagens deste satélite vinda do espaço”, reforça.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | IST

Scroll to top