biologia,
90 seg

Ep. 904 Heitor Braga – Projeto COOPERMINHO desenvolve estudo etnobiológico sobre a pesca da lampreia no Rio Minho

July 23, 2020

ep904_interiorEste estudo teve como objetivo conhecer e caracterizar os pescadores envolvidos na pesca da lampreia no Rio Minho e usar o seu conhecimento para melhor compreender a biologia e o ciclo de vida desta espécie.


Heitor Braga, investigador no CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA), participou no projeto COOPERMINHO com o objetivo de caracterizar e conhecer os aspetos da ecologia local de espécies como o sável e a lampreia marinha.

Segundo Heitor Braga, este foi o primeiro estudo etnobiológico da lampreia marinha em Portugal. A análise etnobiográfica dos pescadores revelou que estes têm uma idade média de 57 anos, uma experiência média de pesca de 37 anos, e que a maioria apenas completou o ensino básico de escolaridade.

Neste estudo foram ainda caracterizados alguns dados sobre a pesca artesanal, nomeadamente, o tempo e a frequência de pesca, assim como os barcos utilizados para a captura da lampreia no Rio Minho.

Os pescadores partilharam o seu conhecimento sobre a zoologia e a ecologia da lampreia marinha com os investigadores deste projeto. Este conhecimento é essencial para promover e preservar as práticas culturais da pesca da lampreia marinha.

“Estes estudos etnozoológicos e etnobiológicos podem vir a auxiliar no manejo e na gestão costeira desta espécie de grande importância para a região do Rio Minho”, reforça.

O projeto COOPERMINHO é uma iniciativa desenvolvida em parceria entre a Universidade de Aveiro, a Universidade do Porto (UP) e o Aquamuseu do Rio Minho.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | CESAM

Scroll to top