eng. materiais,
90 seg

Ep. 906 José Xavier – Investigação desenvolve novos materiais capazes de mimetizar as propriedades de tecidos biológicos

July 27, 2020

ep906_interiorEsta investigação está a usar metodologias de impressão 3D para desenvolver novos materiais inspirados na natureza que possam ser usados para reforçar o desempenho de estruturas expostas à tensão e à fadiga, como vigas e suportes de edifícios.


José Xavier, investigador na Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Mecânica e Industrial (UNIDEMI) na Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), está a desenvolver tecnologia com vista à criação de materiais e de estruturas com propriedades mecânicas personalizadas e específicas a um determinado problema.

Esta linha de investigação é conhecida por engenharia assistida por biomimética e está a ser desenvolvida com visto à criação de materiais heterogéneos obtidos por fabrico aditivo, também conhecido como impressão 3D customizada.

Estes processos são integrados com ferramentas computacionais que usam algoritmos de otimização topológica e com ferramentas experimentais avançadas baseadas em imagem digital para a caracterização de materiais.

O objetivo é a criação de materiais com gradientes de funcionalidade análogo ao que se observa em materiais biológicos como a madeira ou o tecido ósseo por exemplo, embebendo propriedades adaptadas aos esforços que estão submetidos.

Desta forma José Xavier espera mitigar problemas correntes como por exemplo a concentração de tensões em estruturas e melhorar o desempenho destes componentes à fadiga e à fratura.

Estas estruturas podem ser vigas, placas ou veios submetidos a solicitações mecânicas exigentes e que podem assim beneficiar das características dos materiais que estão a ser desenvolvidos.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | FCT NOVA

Scroll to top