medicina,
90 seg

Ep. 919 Verónica Fernandes – Projeto quer identificar as linhas de transmissão e a taxa de mutação do vírus SARS-COV-2

September 17, 2020

ep919_interiorEste projeto está a fazer a sequenciação genética do vírus SARS-COV-2, responsável pela doença COVID-19, com o objetivo de identificar a taxa de mutação e as linhas de transmissão do vírus ativas em Portugal.


Verónica Fernandes, investigadora no Grupo de Diversidade Genética do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, e no IPATIMUP, está a usar amostras de doentes com COVID-19 da área metropolitana do Porto, com o intuito de identificar as diferentes linhagens do vírus SARS-COV-2 presentes na região.

O Grupo de Diversidade Genética do i3S dedica-se ao estudo da evolução das populações humanas e do modo como a ancestralidade influencia a suscetibilidade a doenças complexas como a COVID-19.

No âmbito desta linha de investigação, Verónica Fernandes encontra-se actualmente a desenvolver um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com o objetivo de sequenciar as diferentes linhagens do vírus através de amostras recolhidas a pacientes na AMP.

“Nós pretendemos estudar as linhagens do vírus, identificar a taxa de mutação, as linhas de transmissão do vírus, e fazer um estudo molecular para relacionar a informação genética das diferentes linhagens de SARS-COV-2 com os dados epidemiológicos, e com os dados da severidade clínica do doente”, revela.

Segundo Verónica Fernandes, este estudo irá permitir afinar uma possível vacina contra esta doença.

“Os estudos da taxa de infeção e da taxa de mutação do vírus podem ser importantes para o desenvolvimento de futuras terapêuticas, e para a afinação da vacina”, reforça.

Este projeto está a ser desenvolvido em colaboração do o Hospital de São João e com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | i3S

Scroll to top