direito,
90 seg

Ep. 943 Fernando Conde Monteiro – Projeto SuCCESS visa fortalecer o ensino da criminologia através da cooperação euro-sul-americana

October 21, 2020

ep943_interiorEste projeto está a ser desenvolvido entre Portugal, Espanha, Brasil, Peru e Colômbia, com o objetivo de promover o ensino de criminologia na América do Sul.​


Fernando Conde Monteiro, professor da Escola de Direito da Universidade do Minho (EDUM), e investigador do JusGov – Centro de Investigação em Justiça e Governação, está a desenvolver o projeto SuCCESS – Strengthening Criminology teaching through Cooperation among European and South-american universities, um projeto financiado no âmbito do programa Erasmus+

O projeto SuCCESS tem como foco principal a investigação e o desenvolvimento da criminologia em países latino-americanos. A ideia é aproveitar a experiência de países europeus como Portugal e Espanha, e contribuir de uma forma fundamental para a alteração dos paradigmas relativos à política criminal destes países.

Segundo Fernando Conde Monteiro, estes países sul-americanos têm atualmente uma política criminal muito virada para a lei e ordem, o que, na perspectiva deste investigador, é ineficaz no combate à criminalidade.

“A ideia é através do conhecimento promover uma nova perspetiva que consiga ganhos no plano de efectividade, e também no domínio axiológico, ou seja, preservando a dignidade da pessoa humana”, reforça.

Este projeto pretende assim incentivar uma mudança de atitude dentro destes países através da formação dos profissionais do ramo da justiça.

O objetivo é fazer com que eles encarem o crime de uma forma mais humana, pensando nos reclusos como indivíduos que devem ser reabilitados e reintegrados na sociedade, e criando políticas de apoio social que ataquem os problemas de raiz, em vez de agir apenas de forma punitiva.

Este projeto será liderado de 2020 a 2023 pela Universidade de São Paulo (Brasil) e inclui ainda a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade do Porto, entre 13 academias de Portugal, Espanha, Brasil, Peru e Colômbia.

Saiba mais sobre o investigador em: Google Scholar | JusGov

Scroll to top