turismo,
90 seg

Ep. 947 Jaime Serra – Projeto PISTA promove o turismo sustentável no Alentejo

October 27, 2020

ep947_interiorEste projeto está a recolher dados sobre a sazonalidade, as motivações e o perfil dos turistas, e das diferentes ofertas de hotelaria, restauração, entretenimento e lazer, no Alentejo. O objetivo é usar estes dados para promover a sustentabilidade do turismo nesta região.


Jaime Serra, investigador do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedade e professor no Departamento de Sociologia da Universidade de Évora (), coordena o projeto PISTA – Partilha de Informação sobre Sustentabilidade do Turismo no Alentejo, uma iniciativa que visa a transferência de conhecimento para os agentes do setor, no domínio do turismo sustentável.

No âmbito deste projeto estão a ser realizados inquéritos junto dos agentes do setor do turismo nesta região. Esta recolha de dados vai permitir analisar as tendências no que toca à oferta, ao perfil do turista, à sazonalidade, e ao emprego.

Os dados sobre a sazonalidade irão permitir uma melhor perceção sobre os comportamentos de viagem, discriminados por nacionalidade, e por categorias de estabelecimentos hoteleiros.

“Esta situação é extremamente importante quando pensamos em pequenas unidades de alojamento que muitas vezes não estão capacitadas para tomar as melhores decisões, porque têm recursos financeiros escassos e, com este tipo este nível de informação, vão poder tomar as melhores decisões no que toca à sua gestão operacional”, explica.

No que toca aos dados do emprego, vão ser analisadas a dispersão de género por profissão, a percentagem de emprego gerado direta ou indirectamente pelo turismo, e o peso do valor bruto deste setor para a economia regional.

O projeto PISTA vai servir de intermediário para a transferência do conhecimento desenvolvido nestes estudos para os agentes do setor do turismo no Alentejo.

Para Jaime Serra, o PISTA apresenta-se como uma mais-valia para o ASTO (Alentejo Sustainable Tourism Observatory), uma estrutura sedeada na Universidade de Évora, sob a coordenação científica do Laboratório de Turismo, que resulta de uma parceria com o Turismo de Portugal, Turismo do Alentejo, e Institutos Politécnicos de Portalegre e Santarém.

O financiamento deste projeto foi aprovado no âmbito de uma candidatura do Laboratório de Turismo da Universidade de Évora ao concurso “Sistemas do Conhecimento Científico e Tecnológico”, no domínio da Competitividade e Internacionalização.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | U. Évora

Scroll to top