medicina,
90 seg

Ep. 997 Agostinho Carvalho – Investigação estuda fatores de risco para infeção fúngica que afeta os pulmões

January 05, 2021

ep997_interiorEsta investigação está a estudar os fatores genéticos que promovem o risco de infeção por aspergilose, uma infeção fúngica invasiva que afeta os pulmões.​


Agostinho Carvalho, investigador principal no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) na Escola de Medicina da Universidade do Minho (EMUM), está a caracterizar o perfil genético de doentes com aspergilose com o intuito de identificar os genes responsáveis por dificultar a proteção do seu sistema imunitário contra esta doença.

A aspergilose é uma infeção causada pelo fungo Aspergillus, que normalmente afeta os pulmões. Esta doença é mais prevalente em pessoas imunocomprometidas.

A equipa de Agostinho Carvalho começou por estudar a interação das células do sistema imunitário com este fungo. Este trabalho permitiu caracterizar o metabolismo celular dessas células e a sua importância na resposta à infeção por este fungo.

“Aquilo que nós descobrimos foi essencialmente que durante a infeção as células, neste caso os macrófagos do hospedeiro, conseguem perceber a presença deste organismo, no entanto ao entrarem em contacto com o fungo, existe uma reprogramação do seu metabolismo celular”, revela.

Ao observar este comportamento, a equipa de Agostinho Carvalho decidiu caracteriza de que forma o perfil genético individual de cada doente pode conduzir a níveis diferentes de eficácia dessa reprogramação do metabolismo celular.

“Nós identificámos variantes genéticas num gene muito importante envolvido nessa reprogramação metabólica, e, efectivamente, estes doentes que apresentam essa variante genética têm um risco muito mais elevado de contrair a infecção”, conta.

Segundo o investigador, esta descoberta pode ter relevância não só do ponto de vista terapêutico, mas também do ponto de vista do prognóstico da doença. Com este conhecimento será possível estratificar o risco desta infeção para cada doente, permitindo assim reduzir as taxas de mortalidade actualmente associadas a esta infeção.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Google Scholar | ICVS

Scroll to top