educação,
90 seg

Ep. 1124 Horácio Fernandes – e-lab une estudantes dos diferentes cantos do Mundo em experiência de física

July 01, 2021

ep1124_interiorO Pêndulo Mundial é uma experiência colaborativa que visa a instalação de pêndulos gravíticos em várias latitudes para determinar com grande precisão a gravidade local.


Horácio Fernandes, investigador no Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) e professor no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico (IST), é coordenador do e-lab um laboratório remoto que permite controlar experiências de física através da internet.

Uma destas experiências é o Pêndulo Mundial, um iniciativa Erasmus+ que teve como objetivo instalar em várias latitudes do globo pêndulos gravíticos que permitem determinar com grande precisão a gravidade local.

A ideia desta iniciativa é demonstrar a alunos do secundário como através de uma experiência simples e bem desenhada é possível medir a gravidade de um determinado local com grande precisão.

Esta experiência começou através de uma rede de parceiros que inicialmente envolveu as escolas portuguesas no estrangeiro que permitiram, por exemplo, colocar em São Tomé e Príncipe, na latitude zero, um pêndulo gravítico que serviria de ponto de partida para esta iniciativa.

A partir daí, esta experiência despertou o interesse de escolas em locais como Puntarenas, na Costa Rica, Praga, Rio de Janeiro, Bogotá e Cidade do Panamá.

“O Pêndulo Mundial permite aos alunos compreender e extrapolar as experiências que estamos habituados a fazer em ciência, e através destas colaborações, criar redes entre alunos de diferentes países que têm interesses em comum”, reforça.

O papel do e-lab neste projeto passa pelo desenvolvimento e distribuição dos pêndulos a nível global, com apoio da indústria, e pelo desenvolvimento e manutenção da plataforma de ensino remoto que apoia esta experiência.

Saiba mais sobre o investigador em: Google Scholar | IST | IPFN

Scroll to top