ambiente,
90 seg

Ep. 1135 Andrés Seijo – Investigação estuda o impacto de microplásticos nas propriedades do solo

July 16, 2021

ep1135_interiorO uso de equipamentos de protecção pessoal descartáveis, como luvas e máscaras, motivado pela pandemia de COVID-19, poderá levar a um aumento da poluição de microplásticos no meio ambiente.


Andrés Seijo, investigador no CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental e na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), está a estudar o impacto dos microplásticos nas propriedades do solo.

“Os estudos sobre o impacto dos microplásticos no meio ambiente sempre foram focados em ambientes aquáticos marinhos, enquanto os solos foram esquecidos, quando são estes a principal fonte do problema. Nós queremos assim perceber qual é realmente o efeito dos microplásticos nos solos”, explica.

Neste projeto estão a ser estudados os efeitos dos microplásticos em ecossistemas agrícolas mas também em ambiente urbano. A ideia é perceber qual é a verdadeira distribuição dos microplásticos em outros ecossistemas, sejam eles urbanos, industriais, ou florestais.

O objetivo é perceber como os microplásticos interagem com as diferentes propriedades do solo e se estes podem promover a progressão de outros contaminantes.

Com a pandemia de COVID-19 Andrés Seijo também espera perceber se o uso de equipamentos de protecção pessoal descartáveis, como luvas e máscaras, está a afetar a concentração e a distribuição de microplásticos no solo.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | FCUP

Scroll to top