nanotecnologia,
90 seg

Ep. 1146 Paulo Fiadeiro – Investigador desenvolve sistemas óticos para melhorar a qualidade de produção da indústria do papel

August 02, 2021

ep1146_interiorEstes sistemas permitem identificar a orientação das fibras de papel à nanoescala.


Paulo Fiadeiro, docente na Universidade da Beira Interior (UBI) e investigador na Unidade de Investigação em Materiais Fibrosos e Tecnologias Ambientais (FibEnTech), dedica a sua investigação ao uso de sistemas óticos para caracterizar a distribuição de fibras de celulose na superfície do papel.

A orientação das fibras de celulose no papel é extremamente importante para a indústria porque está diretamente relacionada com o encravamento de uma folha de papel, por exemplo, numa impressora.

A FibEnTech tem um sistema que mede essa orientação e que pode ser utilizado como apoio ao controlo de qualidade tanto na indústria da pasta de papel, como na indústria têxtil.

Estes sistemas óticos dão informação sobre a orientação das fibras no papel e permitem definir quais os ângulos ideais para a sua produção.

Os sistemas ópticos que foram desenvolvidos e instalados na UBI estão agora a ser adaptados à avaliação de estruturas fibrosas em papel “tissue” usado no fabrico de papel higiénico, lenços de papel e toalhas. Estas fibras são as responsáveis pela suavidade destes tipos de papel.

Estes sistemas vão permitir não só avaliar a orientação das fibras na estrutura do papel “tissue” mas também a sua suavidade.

“Vamos conseguir caracterizar a flexibilidade destas fibras para melhorar o produto final, que neste caso serão toalhas, lenços de papel e papel higiénico”, reforça.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Google Scholar | UBI

Scroll to top