artes,
90 seg

Ep. 1151 José Eduardo Silva – Projeto usa o teatro como ferramenta de inclusão para pacientes com doença mental

September 13, 2021

ep1151_interiorDeste projeto vai surgir uma peça de teatro que engloba artistas profissionais e utentes com o intuito de combater o estigma da doença mental.


José Eduardo Silva, investigador no Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) e professor convidado na Universidade do Minho (UM), está a desenvolver um projeto sobre as possibilidades do teatro na abordagem à doença mental.

Esta iniciativa vai misturar uma equipa profissional de artistas das áreas das artes e do espetáculo com utentes da Associação Encontrar-se e do grupo Vozes de Esperança, que têm como missão o combate ao estigma das pessoas que sofrem de perturbações como depressão, ansiedade, doença bipolar ou esquizofrenia.

“Nós aferimos cientificamente que o teatro na sua versão mais convencionalmente artística continha elementos de produção e de desenvolvimento psicológico. É nesta linha que este projeto está a ser inserido”, refere.

Neste contexto será realizado um espectáculo de teatro escrito pelos participantes e que tem como base narrativas de vida tanto ficcionadas como reais.

Esta peça deverá estrear no próximo dia 3 de Outubro em Guimarães, com reposição nos dois fins de semana seguintes, dias 10 e 17 de Outubro, respetivamente.

Este projeto é financiado através de uma bolsa da Direção Geral das Artes (DGARTES).

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Google Scholar | CEHUM

Scroll to top