tecnologia,
90 seg

Ep. 1195 Ana Costa – Projeto InovPNT desenvolve soluções antimicrobianas para equipamentos de proteção pessoal

November 12, 2021

ep1195_interiorEstes materiais serão aplicados na área da saúde para promover um efeito barreira contra agentes infecciosos e microbianos.


Ana Costa, gestora de projeto e investigadora no PIEP – Pólo de Inovação de Engenharia de polímeros, um centro de interface da Universidade do Minho (UM), está a desenvolver o projeto InovPNT com o objetivo de desenvolver soluções termoplásticas para tecidos não tecidos funcionais e antimicrobianos que possam ser usadas em equipamentos de proteção pessoal.

Os tecidos não tecidos são usados na indústria têxtil para se referir a tecidos que não são tecidos nem trabalhados como malhas, ou seja, é um material semelhante ao tecido mas obtido através de uma liga de fibras e de um polímero.

O InovPNT surgiu da necessidade crescente de novos materiais e equipamentos de proteção individual para a área da saúde que possam promover um efeito de barreira melhorado contra agentes infecciosos e microbianos.

O PIEP foi responsável pela fase inicial deste projeto e teve como tarefa principal o desenvolvimento de materiais termoplásticos funcionais e antimicrobianos com a incorporação de aditivos de base de prata e óxidos de cobre.

De seguida a empresa TrimNW que faz parte do consórcio deste projeto, desenvolveu amostras com estes materiais, e essas amostras foram validadas posteriormente pelo CITEVE, um centro tecnológico na área do têxtil.

O CITEVE estudou a eficácia destes tecidos na protecção contra agentes microbianos e revelou uma redução de quase 100% destes agentes.

Posteriormente foram desenvolvidos protótipos demonstradores destas soluções.

A TrimNW já conseguiu inclusive produzir batas e cobre pés para serem usados por profissionais de saúde.

Este projeto teve o objetivo de desenvolver roupa cirúrgica mas estes tecidos não tecidos podem ser direcionados para diferentes tipos de equipamentos de proteção individual, ou até mesmo para dispositivos médicos com capacidade de responder imediatamente à pandemia de COVID-19.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | PIEP

Scroll to top