tecnologia,
90 seg

Ep. 1226 Henrique Cardoso – Laboratório desenvolve sistemas de processamento de linguagem natural para o apoio à decisão na administração pública

December 27, 2021

ep1226_interiorEstes projetos têm como linhas comuns a análise de reclamações e o apoio à tomada de decisão.


Henrique Cardoso, docente no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador no Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC), dedica o seu trabalho ao desenvolvimento de sistemas de supervisão baseada no risco e ao processamento de linguagem natural em projetos com a administração pública.

O LIACC está atualmente envolvido em três projetos de investigação enquadrados no sistema de apoio à transformação digital da administração pública (SAMA2020).

Um destes projetos é o CIGESCOP – Centro Inteligente de Gestão e Controlo Operacional da ASAE, uma plataforma de apoio à tomada da decisão que permitirá à ASAE analisar de forma mais eficiente as reclamações e denúncias recebidas por esta entidade, permitindo também uma coordenação mais eficiente de recursos e de rotas de inspeção.

Um segundo projeto está a ser realizado com a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e foca-se na monitorização do comportamento na área da saúde através da criação de um modelo de seguimento de prestadores de cuidados de saúde.

Trata-se de um modelo de inteligência artificial que permite a monitorização de reclamações através do processamento de linguagem natural.

O terceiro projeto é o  SIAP em parceria com a Direção Regional da Cultura do Norte e visa o desenvolvimento de um sistema de inteligência artificial para a deteção de alertas de risco sobre o património.

Este sistema utiliza ferramentas de inteligência artificial para o processamento de dados que permitem aumentar a eficácia dos serviços de supervisão do património, optimizando estratégias de intervenção através da sensibilização e monitorização de estrutura históricas, com recurso a imagens por satélite e à análise de documentos históricos sobre os edifícios.

Estes três projetos têm como denominadores comuns por um lado a supervisão baseada no risco, e por outro uma componente de processamento de linguagem natural que procura tirar partido do manancial de informação não estruturada disponível sob a forma de texto de modo a auxiliar a tomada de decisão.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | FEUP

Scroll to top