desporto,
90 seg

Ep. 1224 Catarina Abrantes – Estudo avalia o impacto do treino respiratório no tratamento da hipertensão

December 23, 2021

ep1224_interiorResultados preliminares demonstram uma redução significativa da pressão arterial após o exercício.


Catarina Abrantes, docente na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigadora no Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), está a estudar o impacto de estratégias de treino respiratório com dispositivo na população com hipertensão.

Este estudo está a utilizar estratégias de treino respiratório com dispositivo combinadas com exercício de caminhada em tapete rolante com o intuito de perceber qual o efeito que este treino promove na pressão arterial da população com hipertensão durante a realização dos exercícios e também na hora a seguir ao término da sessão.

Este treino é realizado em tapete rolante com um dispositivo ligado à boca do utilizador que o ajuda a controlar a sua própria respiração.

Os principais objetivos deste estudo são perceber a aplicabilidade desta estratégia e a tolerância das pessoas ao exercício.

“Os resultados que fomos tendo é que de facto é um treino simples, um pouco estranho numa fase inicial mas que as pessoas realizam com facilidade e sem sintomas adversos”, revela.

Em termos de resposta da pressão arterial durante a realização dos exercícios, até à data os resultados têm sido positivos.

A pressão arterial dos participantes mantem-se controlada, ou seja, não aumenta exageradamente durante o exercício, e na hora após exercício é possível detetar um decréscimo positivo na pressão arterial.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | Google Scholar | CIDESD

Scroll to top