ambiente,
90 seg

Ep. 1264 Raquel Segurado – Projeto CERES valoriza resíduos de biomassa da produção de vinho e de azeite

February 17, 2022

ep1264_interiorEste projeto quer promover a economia circular da vinha e do azeite através do reaproveitamento da biomassa residual produzida por estes setores.


Raquel Segurado, professora convidada no Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico (IST) e investigadora no IDMEC – Instituto de Engenharia Mecânica, participa no projeto CERES com o objetivo de valorizar energeticamente a biomassa residual da produção de vinho e de azeite.

“Existem diversas atividades que produzem muita quantidade de biomassa residual. As vinhas e a produção de azeite ficam com muitos resíduos que de algum modo têm que ser tratados. O que se pretende com o projeto CERES é tentar utilizar esses resíduos para os valorizar energeticamente contribuindo e impulsionando assim a economia circular”, revela.

Um dos objetivos do projeto CERES é usar as cinzas que resultam da queima da biomassa residual destas produções como catalisadores para a produção de gases.

Durante muito tempo estas cinzas foram vistas como barreiras ao aproveitamento desta biomassa, contudo, Raquel Segurado olha para elas como uma oportunidade, já que as mesmas contêm muito material inorgânico como potássio, sódio e magnésio.

Este material inorgânico pode ser usado como catalisador para promover reacções de gasificação que permitam produzir gás de síntese de forma mais eficiente e com melhor qualidade.

Este gás poderá depois ser aproveitado para alimentar os sistemas de produção da vinha e do azeite, reduzindo a dependência energética destes sistemas e promovendo a economia circular.

Os resultados preliminares demonstram que há um efeito catalítico do material inorgânico na gasificação de biomassa e que quanto maior for a concentração de potássio, melhor qualidade tem o gás que é produzido.

“Estamos agora a afinar o modelo e a validar os resultados experimentais para perceber exatamente quais são os mecanismos que fazem com que estes materiais inorgânicos catalisem as reações de gasificação”, conta.

O projeto CERES – Investigação experimental e numérica dos efeitos catalíticos da matéria inorgânica na gasificação de biomassa residual é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | IST | IDMEC

Scroll to top