ambiente,
90 seg

Ep. 1286 Maria Clara Costa – Projeto METALCHEMBIO quer recuperar a água contaminada em minas desativadas

March 21, 2022

ep1286_interiorEste projeto pretende usar reações químicas e biológicas para recuperar os metais presentes nas águas contaminadas de minas.


Maria Clara Costa, docente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve (UAlg) e investigadora no Centro de Ciências do Mar (CCMAR), está a desenvolver o projeto METALCHEMBIO, uma iniciativa que pretende recuperar os metais presentes em águas de minas desativadas.

Portugal teve uma intensa actividade de exploração de minérios durante o século XVIII e o início do século XX. Como resultado dessa atividade mineira há hoje um vasto passivo ambiental em muitas das minas que atualmente se encontram encerradas.

O projeto METALCHEMBIO surge assim com o objetivo de tratar as águas destas minas e de tentar recuperar os metais de interesse existentes em algumas das águas, contribuindo para a economia circular.

A ideia deste projecto é combinar tecnologias químicas e biológicas para tentar atingir o objetivo da recuperação dos metais.

Numa primeira etapa será usado um processo químico para separar o metal ou metais de interesse para uma solução purificada.

Segue-se depois um processo biológico que faz o uso de bactérias e que permite a separação do metal de interesse numa forma sólida que consegue ser removida de um meio aquoso.

Neste momento estas técnicas estão a ser testadas em laboratório com o objetivo de, num futuro próximo, serem implementadas num projeto piloto na Mina de São Domingos.

Este projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | UAlg | CCMAR

Scroll to top