ambiente,
90 seg

Ep. 1374 Patrícia Garcia – Projeto HOLI-BioPest estuda o impacto de contaminantes na saúde dos ecossistemas açorianos

July 21, 2022

ep1374_interiorEste projeto está a estudar como contaminantes como o zinco afetam a saúde dos ecossistemas açorianos.


Patrícia Garcia, professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores (UAC) e investigadora no Centro de Ecologia, Evolução, e Alterações Climáticas (CE3C) e no Grupo de Biodiversidade dos Açores (GBA), está a desenvolver o projeto HOLI-BioPest com o objetivo de estudar como os contaminantes que se encontram no meio ambiente afetam a saúde dos organismos e também dos humanos.

“O HOLI-BioPest constitui um projeto embrião de uma série de trabalhos que estão atualmente em curso e que visam avaliar o estado de saúde dos solos”, acrescenta.

Um dos trabalhos realizados no âmbito deste projeto avaliou os níveis de zinco nos solos de agricultura biológica nos Açores.

Neste caso foi possível verificar que os níveis de zinco nos solos de agricultura biológica eram mais elevados do que nos restantes, o que colocava de parte a possibilidade do zinco ter origem vulcânica.  

Através da observação do trabalho agrícola local foi possível verificar que os agricultores desta zona adubavam os solos com estrume de galinhas que por sua vez eram alimentadas com rações muito ricas em zinco, explicando assim a origem da fonte externa de zinco.

“Com base nestes resultados falámos com os agricultores no sentido ou de reduzir este tipo de adubação, ou de alterar o tipo de alimentação dada às galinhas cujas fezes usavam para estrumar estes solos”, revela.

Investigações como esta permitem abordar o uso sustentável do solo de uma forma holística, integrando os diferentes atores responsáveis pela saúde dos ecossistemas agrícolas.

O projeto HOLI-BioPest – Development of an integrated biomonitorization program for pesticide exposure in agricultural ecosystems: a holistic approach é financiado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | UAC | GBA | CE3C

 

Scroll to top