psicologia,
90 seg

Ep. 1368 Sofia Pereira – Estudo avalia impacto da cobertura mediática da erupção do vulcão de Cumbra Vieja na perceção do risco na população açoriana

July 13, 2022

ep1368_interiorFoi realizado um inquérito junto da população açoriana que contou com a participação de 618 residentes no arquipélago.


Sofia Pereira, investigadora no Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) da Universidade dos Açores (UAC), está a estudar como a cobertura mediática da erupção do vulcão de Cumbra Vieja influenciou a preocupação dos açorianos sobre o risco vulcânico na região.

“No IVAR temos tentado compreender a relação das pessoas com eventos naturais como por exemplo erupções vulcânicas, que são eventos com potencial catastrófico que destroem vidas, causam feridos, e prejuízos materiais avultados na economia e na vida das pessoas”, conta.

Motivados pela erupção do vulcão de Cumbra Vieja nas Canárias, e pelo facto deste evento ter sido altamente noticiado em todo o Mundo, a equipa de Sofia Pereira procurou perceber como a mediatização desta erupção influenciou a preocupação dos residentes nos Açores com uma erupção vulcânica no arquipélago.

Foi assim desenhado um inquérito que visava estudar a saliência da população perante o perigo de uma eventual erupção vulcânica nos Açores. A saliência é uma variável de destaque na área da gestão do risco e da gestão do desastre e está relacionada com a preparação das populações, com a comunicação de risco, com o conhecimento do fenómeno, e com a procura de informação.

“A nossa equipa de investigação construiu um questionário que foi disponibilizado em formato electrónico. Conseguimos recolher 618 participações de residentes aqui no arquipélago e neste momento estamos a tratar os dados para compreender melhor a questão da saliência e a sua relação com outras variáveis que são muito importantes para a gestão de um desastre”, revela.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | IVAR

 

Scroll to top