eng. materiais,
90 seg

Ep. 1384 Andreia Sousa – Investigação desenvolve processo de reciclagem de plástico mais eficaz que os métodos convencionais

September 15, 2022

ep1384_interiorEste processo é realizado numa única etapa e permite obter polímeros com propriedades semelhantes às do plástico original.


Andreia Sousa, investigadora no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, está a desenvolver um método de reciclagem química de plástico PET, o polímero presente nas garrafas de plástico, mais simples e eficaz que os métodos convencionais.  

“O lixo plástico é um problema global e um dos plásticos mais utilizados a nível mundial é o PET, muito utilizado em garrafas de plástico. Contudo só 23% de todo o PET que é posto no mercado é efetivamente reciclado, o que quer dizer que uma grande percentagem acaba por ser acumulada em aterros e no meio ambiente, ou é incinerada”, conta.

Este método consiste numa reação de despolimerização seguida de uma reação de repolimerização do PET, pegando no polímero da garrafa que foi descartada e obtendo no final, após um processo de reciclagem química, o PET com as mesmas propriedades do plástico original.

Quando comparado com os métodos convencionais de reciclagem de plástico, este processo químico tem a vantagem de ser realizado numa única etapa sem processos intermediários de remoção de reagentes.

“Fazemos tudo de uma forma contínua em que o PET lixo entra e o PET plástico sai com as mesmas propriedades que teria na sua origem”, explica.

Andreia Sousa espera que o sucesso destes resultados garanta a continuidade deste estudo à escala industrial.

Saiba mais sobre a investigadora em: linkedin | Researchgate | Google Scholar | CICECO

 

Scroll to top