bioquímica,
90 seg

Ep. 135 Jaime Mota – Identificar a função de proteínas em bactérias pode minimizar os efeitos de doenças como a clamídia ou a salmonella

May 29, 2017

ep135_interiorO objetivo deste projeto é identificar a função das proteínas bacterianas, impedir que as bactérias se dividam e que provoquem infeções no ser humano.


Jaime Mota é professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) e investigador na unidade de investigação UCIBIO-REQUIMTE, e estuda bactérias que provocam infeções em humanos, nomeadamente a clamídia, a salmonella e a legionella.

“Todas estas bactérias têm um mecanismo que lhes permite transportar proteínas bacterianas para o interior das células animais que infetam e nós estudamos a identidade e a função dessas proteínas”, explica o investigador. Este mecanismo é essencial para as bactérias causarem infeções e o conhecimento que o cientista pretende adquirir sobre a função e a identidade das proteínas que são transportadas para o interior das células animais poderá ser utilizado para combater infeções bacterianas.

A clamídia, por exemplo, é uma bactéria que entra no interior de uma determinada célula e consegue dividir-se em centenas de outras bactérias no fim do ciclo infecioso. “Como é que a bactéria tem essa capacidade?”, é a pergunta principal a que Jaime Mota quer dar resposta, já que “se conseguimos entender como é que a bactéria faz isto, estamos em melhor posição de conseguir interferir nos processos que são essenciais para a bactéria se dividir, e portanto com a capacidade da bactéria causar infeções”, justifica.

Atualmente, e após grandes esforços para identificar as proteínas que a clamídia transporta para o interior da célula hospedeira, “estamos a estudar em mais detalhe qual é a função, no interior da célula hospedeira, das proteínas que nós identificamos”, indica o investigador.

Saiba mais sobre o investigador em: FCT 

Scroll to top