tecnologia,
90 seg

Ep. 44 André Pina – Projeto SusCity desenvolve novos serviços para uma gestão urbana sustentável

January 20, 2017

ep044_interiorDesenvolvido no âmbito do programa MIT Portugal, o projeto SusCity tem como objetivo criar novas ferramentas e serviços de apoio à gestão e planeamento urbano.


André Pina, investigador do Centro IN+ e do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, afirma que o principal foco do SusCity passa por desenvolver serviços capazes de apoiar os decisores políticos, assim como a população em geral, a tomar decisões inteligentes sobre como melhorar a sustentabilidade dos seus edifícios, da sua mobilidade e dos seus espaços públicos.

Segundo o investigador, uma pessoa cuja habitação é muito fria durante o Inverno, pode usar as bases de dados e ferramentas deste projeto para planear as obras necessárias de forma a melhorar as condições da sua casa: “Com o projeto SusCity essa pessoa poderá ir a uma plataforma online, escolher o seu prédio e ver quais foram as estimativas que foram feitas para diferentes obras de reabilitação. Isto permite-o tomar uma decisão mais informada sobre o que pode esperar quando fizer obras na sua casa.”

O projeto SusCity engloba a área da reabilitação urbana que tem a ver não só com o consumo de energia em edifícios mas também a produção de alimentos ou a recolha de água. Envolve também a mobilidade de pessoas e de mercadoria, e as redes eléctricas inteligentes. “Estamos a trabalhar essencialmente nessas três áreas, para resolver estes problemas”, afirma.

“A nossa equipa de investigação acaba por integrar diferentes áreas da engenharia e da arquitectura de forma a podermos produzir soluções de forma mais integrada e tendo em conta os diferentes aspectos que são relevantes para as pessoas.”

O projeto SusCity encontra-se atualmente em fase piloto, estando implementado numa área urbana de Lisboa entre os Olivais e o Parque das Nações.

Além do IST são também parceiros do projeto o INESC TEC, a Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (UL FFC), o IDMEC, o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), a Agência de Energia Portuguesa (ADENE), a Universidade de Coimbra, a Universidade do Minho, a EDP, a IBM, a iTds, a R&D Nestef, a Novabase e a Câmara Municipal de Lisboa.

Saiba mais sobre o investigador em: LinkedInResearchGate | IN+

Scroll to top