tecnologia,
90 seg

Ep. 1142 Rafael Ferreira – Aplicação ajuda utilizadores a carregar o seu veículo eléctrico

July 27, 2021

ep1142_interiorÚltima atualização permite ao utilizador escolher quanto quer pagar por cada carregamento do seu veículo elétrico.


Rafael Ferreira é cofundador da MIIO, uma aplicação de mobilidade elétrica fundada por ex-alunos da Universidade de Aveiro (UA), que informa os seus utilizadores sobre os postos de carregamento disponíveis e que os ajuda a carregar o seu veículo elétrico.

A MIIO foi inicialmente criada com o propósito de ajudar os utilizadores a encontrar postos de carregamento funcionais e disponíveis como forma de apoiar o planeamento de viagens mais longas.

A ideia passava por prestar apoio a condutores que passavam muito tempo num veículo em movimento, como é o caso dos condutores de TVDE, como a Uber ou a Bolt.

“A MIIO foi desenvolvida inicialmente numa perspetiva de disponibilizar informação de uma forma muito rápida a quem precisa. Os condutores da Uber, por exemplo, estão sempre em movimento e precisam de verificar se os postos estão realmente disponíveis. Criar condições para isso foi o nosso foco inicial: disponibilizar informação de uma forma muito rápida e promover a transparência na parte do carregamento”, conta.

Segundo Rafael Ferreira, até ao momento a MIIO tem estado focada na experiência do mapa e na identificação do estado dos postos de carregamento. Com esta nova atualização, a equipa de desenvolvimento desta app pretende melhorar a experiência dos consumidores na parte do carregamento.  

“Quisemos melhorar a experiência do consumidor na parte do carregamento. Queremos que carregar um veículo elétrico seja similar à experiência de abastecer um veículo a combustão, e neste momento ainda não temos essa disponibilidade em Portugal”, revela.

Neste sentido foi desenvolvida uma solução que permite definir limites de carregamento para cada utilizador. Por exemplo, o condutor do veículo pode escolher por carregar 5 ou 10 euros de energia, de forma similar ao que acontece atualmente num posto de combustível convencional.

“No fundo carregar um veículo elétrico vai ser igual a abastecer um veículo a combustão, permitindo que seja o utilizador a definir os limites de carregamento”, reforça.

A MIIO está atualmente disponível de forma gratuita para Android, iOS e também para PC.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin

Scroll to top