microbiologia,
90 seg

Ep. 1955 Andreia Pimenta – Investigação estuda o papel das bactérias sulfidogénicas no microbioma intestinal

February 21, 2025

Estas bactérias produzem sulfureto, um agente inflamatório e possivelmente cancerígeno.


Andreia Pimenta, investigadora no Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA), está a estudar o papel das bactérias sulfidogénicas no microbioma intestinal humano.

O microbioma intestinal é composto por uma grande diversidade de populações bacterianas que coexistem num equilíbrio dinâmico e muito bem regulado, e que proporciona inúmeros benefícios ao hospedeiro, tais como a proteção contra microrganismos patogénicos, a ajuda na digestão de determinados nutrientes, e a produção de vitaminas essenciais.

No entanto, em resposta a determinados stresses, certas bactérias com potencial patogénico, ou seja, que podem causar doença, vão poder crescer mais face às bactérias benéficas.

Uma classe destas bactérias com potencial patogénico são as bactérias sulfidogénicas. Estas bactérias são de particular interesse porque produzem, tal como o nome indica, sulfureto, um agente que é potencialmente tóxico e cancerígeno, estando associado ao desenvolvimento de cancro colorretal.

O sulfureto é também um agente inflamatório e uma das principais causas de doenças inflamatórias do intestino, como a doença de Crohn ou a colite.

O laboratório de Andreia Pimenta já identificou a via responsável pela produção do sulfureto e encontra-se actualmente a tentar identificar potenciais inibidores desta via que permitam travar a produção de sulfureto e reduzir a probabilidade de ocorrência de doenças associadas à acumulação em excesso de sulfureto no intestino.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate

 

Scroll to top