matemática,
90 seg

Ep. 2117 Filipe Mena – Projeto EinsteinWaves desenvolve modelos de computação para estudar as ondas gravitacionais

November 18, 2025

As ondas gravitacionais são ondulações no tecido do espaço-tempo causadas pela aceleração de objetos massivos, como a colisão de buracos negros ou estrelas de neutrões.


Filipe Mena, professor no Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico (IST) e investigador no Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD), está a desenhar modelos de computação para estudar as ondas gravitacionais no âmbito do projeto EinsteinWaves.

O projeto EinsteinWaves envolve 50 investigadores de diferentes instituições europeias, mas também do Japão, Canadá e Argentina.

O objetivo principal deste projeto é desenvolver nova matemática para analisar a geometria e a dinâmica da gravidade de forma a desenvolver novos métodos computacionais, para estudar ondas em espaços curvos, mas também para estudar modelos de estrelas densas e binários de buracos negros que emitem ondas gravitacionais.

Este projeto envolve diferentes áreas do conhecimento, como a matemática, a física, e a computação, assim como a aplicação prática dos novos métodos que estão a ser desenvolvidos.

“O facto destas áreas tão diferentes, através das suas sinergias, terem obtido um enorme sucesso, cria também uma oportunidade única para formar investigadores jovens em áreas abrangentes”, acrescenta.

Por exemplo, as equações da dinâmica de fluídos em espaços curvos são as mesmas que modelam os fluídos que atravessam algumas peças de motores da mecânica automóvel.

Em particular, a equipa de Filipe Mena está a trabalhar com uma universidade e uma empresa alemã, para melhorar o desenvolvimento de veículos a hidrogénio.

O projeto EinsteinWaves – Einstein gravity and nonlinear waves: physical models, numerical simulations and data analysis é financiado pelo Horizon Europe.

Saiba mais sobre o investigador em: Google Scholar | IST

 

Scroll to top