
Esta iniciativa pretende promover a acessibilidade de conceitos técnicos através do uso de tecnologia.
Erickinson Lima, investigador no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (UA) e no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), está a desenvolver o projeto Maestro com o objetivo de promover o ensino e a aprendizagem performativa musical para alunos cegos.
O projeto Maestro teve início em 2019 e começou com um primeiro protótipo que foi testado com 25 alunos e que se mostrou eficaz para esse grupo. Agora, a ideia passa por alargar o projeto com recurso a inteligência artificial.
Por exemplo, no caso do ensino da direção orquestral, o maestro necessita de um manancial técnico correspondente aos compassos musicais.
Para realizar a geometria técnica desses compassos, o aluno coloca-se em frente a uma webcam, enquanto um software desenhado para este projeto analisa os seus movimentos, processa os dados, e emite as correções necessárias para que o aluno possa aprimorar a sua técnica.
Hoje, o sistema usa inteligência artificial para interagir com o aluno e reagir às suas ações técnicas, através de frases curtas e objetivas, para promover as correções necessárias.
Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Google Scholar | CIDTFF
