
Esta iniciativa está a ser realizada em cocriação entre os consumidores e os produtores.
Carla Gonçalves, professora na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigadora no CITAB – Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas, está a promover o desenvolvimento de novos produtos alimentares à base de azeite e castanha no âmbito do projeto HEARTchest.
Os principais objetivos deste projeto passam por produzir novos produtos alimentares ao longo de cinco workshops com cerca de 20 consumidores.
Estes workshops são desenvolvidos na base de grupos de foco entre cinco a seis participantes, que são estimulados num processo de criatividade para imaginar novos produtos e novas soluções alimentares à base de produtos locais, como o azeite de Trás-os-Montes e a castanha judia.
O desafio desta iniciativa é colocar estes produtos no mercado com o apoio do produtor.
Neste momento vai ser dado início a uma série de testes junto do produtor para ver qual será o primeiro produto a ser introduzido no mercado.
Prevê-se que esse produto seja lançado até junho de 2026.
O projeto HEARTchest: Co-creating Chesnut-Infused Olive Oil for Heart-Healthy & Gourmet Consumers é financiado pela Comissão Europeia.
Este projeto é uma parceria entre a UTAD e a Prazeres de Outono, um produtor local do setor agroalimentar que produz castanhas de Trás-os-Montes.
Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | CITAB
