biologia,
90 seg

Ep. 750 Ricardo Rocha – Projeto quer usar morcegos para controlo de pragas agrícolas e de insetos vetores da Dengue na Madeira

December 20, 2019

ep750_interiorEste projeto vai estudar as espécies de morcego no arquipélago da Madeira, desde as suas origens até à sua dieta.​


Ricardo Rocha, investigador de pós-doutoramento do CIBIO-InBIO, está a estudar os morcegos no arquipélago da Madeira com o objetivo de perceber se estes podem ser usados para o controlo de pragas agrícolas e de insetos vetores da Dengue.

Na Madeira existem três espécies de morcegos sobre as quais se sabe muito pouco sobre a sua história natural. Ricardo Rocha quer saber se estes morcegos se estão a alimentar particularmente de insetos praga que atacam as plantações de banana e da vinha, e de mosquitos vetores da Dengue, nomeadamente o mosquito Aedes introduzido na Madeira em 2005.

Para saber do que se estão a alimentar estes morcegos vão ser capturados alguns animais e vão ser recolhidas amostras de guano. Através da análise genética e molecular destas amostras vai ser possível identificar se estes morcegos se estão a alimentar de pragas agrícolas e de insetos vetores de doenças.

Vão ser ainda usadas técnicas de bioacústica para identificar onde estes animais vivem e onde se alimentam.

“Os morcegos movimentam-se utilizando ecolocalização e usando bioacústica eu consigo ver exatamente onde é que eles estão, e onde é que se alimentam. Com isso vai dar para perceber quais é que são os fatores ecológicos que afetam a sua ocorrência”, revela.

Se os morcegos da Madeira se estiverem a alimentar efetivamente tanto de insetos praga como de insetos vetores de doença, será possível gerir a população de morcegos de forma a usá-los como controladores ecológicos de pragas e de insetos problemáticos para a saúde humana.

Para tal, podem ser instaladas caixas abrigo junto de zonas agrícolas para atrair os morcegos para estas zonas e avaliar se as populações de insetos variam com a presença de morcegos no seu território.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Google Scholar

Scroll to top