Está a ser desenvolvida uma aplicação que irá ajudar os professores no ensino da língua de escolarização junto destas crianças.
Rosa Maria Faneca, professora no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (UA) e investigadora no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), coordena o projeto Vabiola com o objetivo de valorizar as competências linguísticas de alunos migrantes e refugiados.
O Vabiola é um projeto internacional para a valorização e o reconhecimento dos percursos linguísticos e interculturais de alunos dos 6 aos 18 anos.
Este projeto pretende criar uma aplicação que permita considerar os percursos linguísticos das crianças migrantes e refugiadas que chegam às escolas portuguesas e europeias.
O objetivo passa por considerar todo o repertório linguístico trazido por estas crianças para ajudar os docentes a trabalhar a aprendizagem da língua de escolarização do seu respetivo país.
Esta aplicação tem por base o Portefólio Europeu das Línguas (PEL), um documento da Comissão Europeia criado em 2021 para ajudar a desenvolver e a valorizar o plurilinguismo.
Rosa Maria Faneca pretende com este projeto tornar o PEL numa ferramenta mais flexível e de acesso rápido através da criação de uma aplicação que possa ser usada em qualquer contexto seja ele formal ou informal, como ferramenta de apoio não apenas para os professores, mas também para as famílias e para as comunidades migrantes, para que estas possam valorizar as competências linguísticas dos alunos.
O projeto Vabiola – Valorização das biografias linguísticas e do percurso digital é financiado no âmbito do programa Erasmus+.
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