arqueologia,
90 seg

Ep. 1016 Gerardo Gonçalves – Descoberta cadeia de produção de sarcófagos medievais em São Martinho da Anta

February 01, 2021

ep1016_interiorEsta descoberta revelou vários espaços de interesse arqueológico que remetem para os diferentes processos de produção de sarcófagos medievais nesta região.​


Gerardo Gonçalves, investigador no CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Sociedade e Cultura da Universidade de Évora (), é o responsável pelo projeto de investigação em arqueologia que teve como objetivo a contextualização e a valorização da Necrópole Medieval das Touças em São Martinho de Anta, no concelho de Sabrosa.

Este local é um sítio arqueológico de relevo importante no contexto da arqueologia medieval. Segundo o investigador, este foi o primeiro sítio arqueológico onde foi detetada toda a cadeia operatório de produção e construção de sarcófagos medievais, desde o corte da pedra na pedreira histórica existente local, até ao transporte da mesma para um o local onde os sarcófagos eram construídos.

Ainda hoje é possível encontrar no local as fossas de escavação da pedra usadas para a construção do sarcófago e do rebordo das tampas.

No local foram também encontrados vestígios que reportam o uso desta pedreira à era romana e pré-romana.

“Este sítio recua até à época pré-romana, pois existem lá imensos vestígios dessa época, sobretudo pedras fincadas. Também identificámos durante as escavações indícios materiais de uma antiga capela dedicada a Santa Maria de Hermes, que porventura só pelo nome já indica uma antiguidade associada ao período romano”, revela.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | CIDEHUS |

Scroll to top