agricultura,
90 seg

Ep. 1020 Margarida Vaz – Projeto GO-REGACORK usa rega de precisão para aumentar a produção de cortiça

February 05, 2021

ep1020_interiorEste projeto está a usar técnicas de rega de precisão em sobreiros com o objetivo de aumentar a produção de cortiça.


Margarida Vaz, docente no Departamento da Biologia da Universidade de Évora () e investigadora no MED – Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, está a desenvolver o projeto GO-REGACORK com o intuito de usar a rega de precisão para reduzir o período de espera para a extração de cortiça de 25 para 12 anos.

O projeto GO-REGACORK está inserido num grupo operacional que representa um consórcio entre a Universidade de Évora com entidades empresariais, associações e produtores ligados à fileira da produção de cortiça.

O principal objetivo deste grupo operacional é a aquisição e a transferência do conhecimento científico na produção de cortiça em sobreiros regados com técnicas de rega de precisão, visando a antecipação do período de extração que geralmente é de 25 anos, para apenas 12 anos.

Este estudo vai determinar os consumos hídricos do sobreiro durante um determinado período no sentido de maximizar a eficiência do uso de água de forma a gerir com maior precisão a sua rega.

“Temos ainda que acrescentar o facto de esta espécie mediterrânica ser uma espécie de crescimento lento o que significa que para atingir os objetivos específicos de uma rega eficiente vamos precisar de longos períodos de tempo. Estamos a falar de alguns anos para termos resultados de facto fidedignos no final do projeto”, revela.

Este projeto é financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural no âmbito dos fundos europeus promovidos pelo Portugal 2020.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | MED |

Scroll to top