química,
90 seg

Ep. 1040 Luís Arnaut – Projeto FOTOVID desenvolve terapia que elimina vírus SARS-COV-2 em segundos

March 05, 2021

ep1040_interiorEste consórcio está a desenvolver uma terapia fotodinâmica que permite eliminar o vírus SARS-COV-2 das narinas em poucos segundos.


Luís Arnaut, professor no Departamento de Química da Universidade de Coimbra (UC) e sócio-fundador da LaserLeap Technologies, está a desenvolver o projeto FOTOVID, uma tecnologia que permite inativar o vírus responsável pela COVID-19 no momento em que este é detetado no nariz dos pacientes.

Esta técnica é baseada numa tecnologia de desinfeção nasal que foi inicialmente desenvolvida pela empresa canadiana Ondine Biomedical para inativar bactérias multirresistentes.

O objetivo do projeto FOTOVID é adaptar esta tecnologia para que a mesma possa ser usada para inativar o vírus SARS-COV-2.

“A inativação do vírus logo na porta de entrada do organismo poderia eventualmente impedir a sua progressão, nomeadamente para os pulmões, onde vai causar inflamações que são difíceis de debelar”, explica.

Neste momento não existe uma terapia para os momentos iniciais da infeção e, segundo Luís Arnaut, esta seria uma boa oportunidade para desenvolver uma terapia com esse objectivo.

Para tal, este consórcio está a desenvolver fotossensibilizadores desenhados especificamente para a inativação do vírus.

O objetivo desta tecnologia é que ela seja associada aos testes rápidos para que uma pessoa que tem um teste rápido positivo possa imediatamente a seguir fazer uma primeira terapia no sentido de impedir a propagação do vírus numa fase inicial de infeção.

 O projeto FOTOVID está a ser desenvolvido em consórcio pela Universidade de Coimbra (UC), através de equipas multidisciplinares das faculdades de Ciências e Tecnologia (FCTUC) e de Medicina (FMUC), pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), pela LaserLeap Technologies, que coordena o projeto, e pela Ondine Biomedical (Canadá).

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UC

Scroll to top