medicina,
90 seg

Ep. 1054 Helena Soares – Estudo indica que imunidade das vacinas contra a COVID-19 pode ser passada pelo leite materno

March 25, 2021

ep1054_interiorEsta investigação está a estudar como os fatores hormonais afetam a resposta imunitária contra a COVID-19.


Helena Soares, imunologista no Centro de Estudos de Doenças Crónicas (CEDOC) da Nova Medical School (NMS), verificou que mulheres lactantes vacinadas contra a COVID-19 conseguem passar alguma imunidade ao bebé através do leite materno.

Uma das áreas de interesse do laboratório de Helena Soares é tentar perceber porque a resposta imunitária é diferente nos homens e nas mulheres.

Sabe-se que existem fatores hormonais e genéticos, no entanto, ainda não são conhecidos os mecanismos que estão por detrás destas diferenças.

“Logo no início da pandemia de COVID-19 tornou-se claro que um dos fatores que leva a proteção contra a doença grave e contra a morte é o facto do doente ser do sexo feminino. No nosso laboratório estamos a tentar perceber porquê”, revela.

Para tal, o laboratório de Helena Soares recebeu amostras de doentes com COVID-19 com o intuito de perceber qual o papel das hormonas sexuais, e em particular das hormonas sexuais femininas, na modelação de uma resposta imunitária protetora contra esta doença.

Como complemento, Helena Soares procurou também perceber se as vacinas de RNA mensageiro contra a COVID-19 conferiam imunidade ao bebé através do leite materno.

“Normalmente as vacinas não são testadas nos ensaios clínicos em mulheres lactantes, nem em mulheres grávidas. Nós estamos a estudar o efeito das vacinas de RNA mensageiro contra a COVID-19 em profissionais de saúde que se encontravam a amamentar na altura que receberam a vacina, não só para tentar perceber a resposta imunitária nessas mulheres mas também para averiguar se a proteção conferida pela vacina é transmitida ao bebé pelo leite materno”, conta.

O estudo sobre a influência das hormonas sexuais femininas na resposta imunitária à infeção por SARS-COV-2 ainda se encontra em desenvolvimento, com a intenção de aumentar a coorte de amostras no sentido de obter resultados mais conclusivos.

Já o estudo que avaliou profissionais de saúde que estão a amamentar concluiu que pelo menos em algumas mulheres há passagem de algum tipo de imunidade para o bebé através do leite materno.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | CEDOC

 

Scroll to top