aquacultura,
90 seg

Ep. 1104 Elisabete Matos – Laboratório colaborativo promove projetos de estímulo à melhoria de produção em aquacultura

June 03, 2021

ep1104_interiorO B2E é um de 35 laboratórios colaborativos (CoLABs) criados com o objetivo de fazer a ponte entre a ciência e a indústria para levar ao mercado a investigação feita em Portugal.


Elisabete Matos é coordenadora técnica e científica do Laboratório Colaborativo para a Bioeconomia Azul (B2E), um laboratório que tem como uma das suas principais áreas de atuação o estímulo da aquacultura 4.0.

A aquacultura 4.0 insere-se num contexto de recurso a conhecimento científico e tecnológico inovador para melhorar a gestão da sua produção.

“Aquilo que nós gostaríamos de fazer é levar aos aquacultures nacionais sistemas sofisticados de monitorização e previsão que permitam fazer a gestão da sua produção de uma forma muito mais eficiente e que permita observar o comportamento alimentar do pescado”, revela.

O objetivo passa assim por certificar que o pescado se encontra bem de saúde e que está a ser convenientemente alimentado para que o produto que depois chega à mesa do consumidor seja da qualidade, e tenha um preço mais acessível, permitindo assim fazer uma otimização dos custos dentro do setor.

Um dos projetos apoiados pelo B2E baseia-se no aproveitamento de coprodutos da indústria agro-alimentar, neste caso em concreto, da indústria conserveira, que possam ser usados para aplicações nutracêuticas ou biomédicas.

Por exemplo, usar as cabeças de sardinhas que são ricas em compostos bioactivos que podem ser utilizados na alimentação animal, na alimentação humana, ou até mesmo na produção de fármacos.

O B2E tem como associados empresas de produção e distribuição, instituições de ensino e de investigação, laboratórios associados e centros de interface tecnológica. No leque de instituições fundadores deste CoLAB estão as empresas A20, Armona Fish Farms, e Ingredient Odyssey, a Safiestela, a Savinor, a Sparos, a Sorgal e a Sonae MC, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), da Universidade de Aveiro, o cluster do Mar Português, Fórum Oceano, Associação da Economia do Mar, o ICVS/3Bs – Laboratório Associado, Instituto de Ciências da Vida e da Saúde –  Grupo de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos, da Universidade do Minho, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e o INESC TEC.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | B2E

Scroll to top