bioquímica,
90 seg

Ep. 1766 Bruno Medronho – Projeto BIGSEED quer valorizar a semente de alfarroba

April 15, 2024

A valorização da semente de alfarroba tem um elevado potencial económico já que o Algarve é o maior produtor mundial de alfarroba.


Bruno Medronho, investigador principal no MED – Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade do Algarve (UAlg), participa no projeto BIGSEED com o objetivo de valorizar a semente de alfarroba.

Este projeto pretende dar uma maior flexibilidade à semente e valorizá-la em diferentes domínios, incidindo sobre o processo de extração da casca, e olhando para possíveis aplicações da goma de alfarroba.

A goma de alfarroba é obtida através do endosperma da planta, de onde é extraído um açúcar, um galactomanano que é utilizado na indústria alimentar.

O primeiro obstáculo físico para aceder ao endosperma é a casca da semente. As tecnologias atuais são assentes em soluções acídicas bastante fortes, o que o BIGSEED propõe é a utilização de um solvente mais sustentável para a remoção da casca da semente.

A partir daí, a equipa de Bruno Medronho pretende desenvolver novos derivados da goma de alfarroba que aumentem não só a sua solubilidade em meio aquoso mas também a sua flexibilidade, para assim aumentar o leque de aplicações da goma de alfarroba.

Por exemplo, a goma de alfarroba poderá ser usada para desenvolver hidrogéis com aplicação na indústria agrícola para mitigar os efeitos da seca.

O BIGSEED – BIG opportunities in a small SEED: Valorization of carob by-products into novel hydrogels for sustainable agriculture é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UAlg | MED

Scroll to top