bioquímica,
90 seg

Ep. 1473 Andreia Leite – Projeto FloWater usa resíduos da produção de arroz para remover poluentes metálicos das águas residuais

January 18, 2023

Este projeto visa apresentar uma nova abordagem no desenvolvimento de materiais para aplicação em recursos hídricos.


Andreia Leite, investigadora no Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV/REQUIMTE) na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), está a desenvolver o projeto FloWater com o objetivo de encontrar alternativas sustentáveis para a remoção de poluentes metálicos durante o tratamento de águas residuais.

“Nós temos como objetivo que estes materiais sejam não só utilizados na identificação e na remoção de poluentes em águas mas que também possam posteriormente ser utilizados em outras áreas de aplicação”, revela.

A ideia é que estes materiais sejam capazes de identificar, monitorizar, e remover, poluentes metálicos que sejam prejudicais para a saúde humana, e também pigmentos provenientes da indústria têxtil.

Nesse sentido foi estabelecida uma parceria com a empresa Novarroz para ter acesso a cascas de arroz. As cascas de arroz são um resíduo desta indústria e têm a particularidade de serem ricas em sílica, permitindo que as mesmas possam ser usadas como matéria-prima para a produção destes materiais.

Estes materiais derivados da sílica possuem na sua constituição poros que são capazes de absorver diferentes poluentes, permitindo que os poluentes fiquem retidos nestes materiais e que os mesmos sejam mais facilmente removidos da água.

Tendo em vista uma política de economia circular, foram estabelecidas relações com diferentes investigadores de áreas científicas diversas, para que após a utilização destes materiais na remoção dos poluentes, os mesmos possam ser usados como catalisadores e como sensores de aminas biogénicas, fechando assim o ciclo de vida destes resíduos.

O projeto FloWater – Fluorescent Chelators for Metal Ion Sensing in Water é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e está a ser desenvolvido em parceria com a Universidade Católica Portuguesa (UCP).

Saiba mais sobre a investigadora em: FCUP

Scroll to top