enfermagem,
90 seg

Ep. 1478 Cláudia Augusto – Estudo avalia as práticas de saúde familiar dos enfermeiros portugueses

January 25, 2023

Falta de tempo e número reduzido de profissionais são os principais obstáculos ao contacto com os familiares dos pacientes.


Cláudia Augusto, investigadora na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem e no CIENF – Centro de Investigação em Enfermagem, e professora na Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho (UM), está a estudar como os enfermeiros portugueses transferem o seu conhecimento sobre saúde familiar para a prática clínica.

Com o título “Atitudes e Práticas sobre Saúde Familiar em Enfermeiros Portugueses”, este estudo consistiu na realização de um inquérito a 120 enfermeiros de todas as regiões do país, de diferentes instituições, e de diferentes níveis de cuidados.

Os resultados deste inquérito permitiram constatar que as dificuldades dos enfermeiros estão relacionadas com o seu contexto organizacional, nomeadamente, pela falta de profissionais, o que dificulta a execução de respostas efetivas às necessidades da família, relegando os profissionais para se focarem unicamente na pessoa, desconsiderando o seu contexto familiar.

Por outro lado, os enfermeiros identificaram também a falta de literacia em saúde, e a baixa disponibilidade das famílias para fazerem um acompanhamento adequado dos seus familiares, como fatores que dificultam o exercício do seu trabalho.

A partir destes resultados a equipa de Cláudia Augusto deu início a uma iniciativa designada por Health Talks.

Esta iniciativa consiste em sessões mensais online onde são apresentados aos cidadãos temas relacionados com a saúde e que vão ao encontro das preocupações que as pessoas lhes fizeram chegar através das redes sociais do projeto.

As Health Talks serão posteriormente gravadas em formato de podcast.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate

 

Scroll to top