agricultura,
90 seg

Ep. 1479 Manuela Pintado – Projeto MEDISMART esta a aplicação de métodos sustentáveis na produção de citrinos

January 26, 2023

O objetivo deste projeto é reduzir o impacto ambiental e melhorar a qualidade da produção de citrinos na região do Mediterrâneo.


Manuela Pintado, investigadora no Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) e professora na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), está a coordenar o projeto MEDISMART, uma iniciativa europeia que visa estudar a aplicação de métodos de agricultura sustentável no setor dos citrinos.

Em paralelo, este projeto visa valorizar os produtos derivados dos citrinos, como os sumos ou os smoothies, utilizando tecnologias que dêem a estes produtos um sabor mais fresco e autêntico, e encontrar uma segunda vida para os resíduos que resultam do processamento dos citrinos, como as cascas, a polpa, e as sementes.

“Quando esses citrinos são obtidos olhamos para toda a qualidade do sumo para entender se o consumidor o perceciona com melhor sabor, e com mais intensidade, e também olhamos para o que a indústria obtém como resíduo”, revela.

A indústria dos citrinos gera uma quantidade muito elevada de cascas e a equipa de Manuela Pintado acredita que essas cascas têm um elevado valor que não está a ser explorado.

A ideia é que a partir das cascas seja possível retirar diferentes camadas de moléculas e de compostos que possam ser usados para obter ingredientes com aplicação nas indústrias alimentar, farmacêutica, e cosmética, reduzindo o impacto ambiental destes resíduos, e contribuindo para a economia circular deste setor.

O projeto MEDISMART – Mediterranean Citrus: innovative soft processing solutions for S.M.A.R.T (Sustainable, Mediterranean, Agronomically evolved, nutRitionally enriched, Traditional) products é financiado pela Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica (PRIMA, sigla em inglês).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | CBQF

 

Scroll to top