neurociências,
90 seg

Ep. 1528 Ana Rita Álvaro – Investigação quer melhorar o diagnóstico de apneia do sono

April 05, 2023

A apneia do sono está associada a doenças crónicas como a diabetes e a hipertensão, e ao desenvolvimento de problemas cardiovasculares.


Ana Rita Álvaro, investigadora no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC), está a estudar a apneia do sono com o objetivo de desenvolver um método de diagnóstico precoce desta doença que seja mais rápido, mais eficaz, e menos intrusivo que os métodos convencionais.

A apneia do sono é uma doença muito prevalente no Mundo ocidental que é caracterizada por as pessoas deixarem de dormir de forma transitória durante a noite, acordando várias vezes, o que faz com que tenham um sono fragmentado e de baixa qualidade.

O laboratório de Ana Rita Álvaro tem uma parceria com o Centro de Medicina do Sono do Hospital Universitário de Coimbra que lhe permite acompanhar os doentes que sofrem de apneia do sono através da recolha de sangue.

Isto permite-lhe analisar o ritmo circadiano destes doentes e identificar como os seus marcadores biológicos oscilam ao longo do dia. O objetivo é perceber qual o impacto da apneia do sono no ritmo circadiano destes pacientes.

“Aquilo que nós vemos é que estes doentes, quando comparados com indivíduos controlo, têm alterações de alguns dos parâmetros do seu ritmo biológico que podem ser corrigidos com o tratamento da apneia do sono”, revela.

Isto significa que o tratamento existente para a apneia do sono é suficiente para melhorar a qualidade de vida destes doentes. No entanto, muitas vezes estes pacientes são diagnosticados de forma tardia pois os métodos convencionais de diagnóstico nem sempre são eficazes em detetar esta doença nos seus estágios iniciais de desenvolvimento.

Com este trabalho, Ana Rita Álvaro pretende encontrar biomarcadores que possam ser usados para desenvolver um método de diagnóstico precoce para esta doença que seja mais sensível, mais rápido, e mais eficaz no diagnóstico destes doentes, em particular nas fases inicias desta doença.

A deteção precoce da apneia do sono é crucial para evitar o desenvolvimento de outras doenças crónicas, como a diabetes e a hipertensão.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | CNC

Scroll to top