geologia,
90 seg

Ep. 1628 José Borges – Projeto MASJORGE monitoriza a atividade vulcânica na Ilha de São Jorge

October 04, 2023

Em Março de 2022 a Ilha de São Jorge nos Açores sofreu uma crise sismovulcânica intensa que obrigou à evacuação da localidade de Fajã das Almas.


José Borges, professor no Departamento de Física da Universidade de Évora () e membro do Instituto de Ciências da Terra (ICT), participa no projeto MASJORGE com o objetivo de monitorizar e estudar a atividade vulcânica da Ilha de São Jorge.

A crise sismovulcânica da Ilha de São Jorge foi provocada por um fenómeno magmático que podia ter dado origem a uma erupção vulcânica. Embora este cenário não se tenha verificado é importante continuar a monitorizar a atividade vulcânica da ilha.

Nesse sentido o projeto MASJORGE instalou uma série de instrumentos sísmicos nas ilhas de São Jorge, Pico e Faial, que vão funcionar como um conjunto de antenas para detetar com maior precisão a ocorrência de sismos.

Isto vai permitir caracterizar a natureza dos sismos com maior rigor.

“Neste momento a parte da monitorização sísmica sessou. Estamos agora a processar os dados, uma tarefa demorada que envolve a compilação de diversas técnicas que estamos a aperfeiçoar. O objetivo é obter uma caracterização completa do processo de intrusão magmática mas também da libertação de energia sísmica”, conta.

Conhecer como este fenómeno evolui irá permitir prever como evoluirão no futuro outras crises sismovulcânicas que possam ocorrer nos Açores ou noutro qualquer local do Mundo.

O projeto MASJORGE – Monitorização Sísmica Geodésica e Ambiental da Atividade sismo vulcânica recente na ilha de S. Jorge – Açores é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | | ICT

Scroll to top