tecnologia,
90 seg

Ep. 1667 Jorge Sá Silva – Human in the Loop: Como integrar o ser humano na era da internet das coisas

November 28, 2023

A internet das coisas refere-se à ligação digital entre diferentes objetos do quotidiano. Não apenas entre computadores e dispositivos móveis, mas também veículos, eletrodomésticos, peças de roupa, e até edifícios.


Jorge Sá Silva, professor no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador no INESC Coimbra, está a desenvolver sistemas integrados de gestão para a internet das coisas.

“Nos dias de hoje temos cada vez mais dispositivos ligados à internet desde os nossos computadores, aos nossos telemóveis, dos nossos carros, aos nossos frigoríficos. Até os nossos animais estão ligados àquilo que nós habitualmente chamamos de internet das coisas. No nosso grupo nós estamos particularmente interessados em ambientes onde o próprio ser humano participa, aquilo que nós designamos em inglês de Human in the Loop”, explica.

Este conceito de Human in the Loop associado à internet das coisas tem em conta todos os sensores e atuadores relacionados e associados a uma pessoa, desde sistemas de monitorização de saúde, a dispositivos que permitam controlar e obter informação de outros objetos.

Juntamente com investigadores do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), Jorge Sá Silva está a estudar formas de gerir todo este sistema.

Cada dispositivo ligado à internet das coisas tem as suas próprias características. Alguns têm mais memória, outros têm maior capacidade de processamento, alguns são fixos, outros são móveis, uns funcionam em tempo-real, enquanto outros não.  

Nesse sentido, não é possível recorrer a protocolos clássicos de gestão para garantir a interoperabilidade entre dispositivos tão distintos.

O objetivo desta investigação passa assim por desenvolver novos mecanismos integrados de gestão que possam dar resposta às diferentes necessidades destes dispositivos.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UC

Scroll to top