nanotecnologia,
90 seg

Ep. 1696 Ana Isabel Bourbon – Investigação usa nanotecnologia para desenvolver alimentos funcionais

January 08, 2024

O objetivo é promover uma alimentação mais personalizada e mais saudável.


Ana Isabel Bourbon, investigadora no grupo de Processamento Alimentar e Nutrição do INL – Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia, usa nanotecnologia para desenvolver alimentos funcionais que possam ser consumidos por pessoas com intolerâncias e alergias alimentares.

“Cada vez mais a nossa sociedade está a alterar os seus hábitos alimentares e isso tem vários efeitos na microflora intestinal. Quando se alimentam diariamente as pessoas são sujeitas a quantidades crescentes de diferentes compostos. Isso promove uma alteração microbiana ao longo dos anos o que faz com que doenças que anteriormente não existiam, como as intolerâncias e as alergias, apareçam. Tentar perceber de que forma é que no futuro conseguimos diminuir estas intolerâncias é um dos objetivos no nosso grupo”, explica.

Nesse sentido, o grupo de Ana Isabel Bourbon cria alimentos com valor nutricional acrescentado usando nanotecnologia.

A sua equipa desenvolve nanoestruturas que permitem encapsular e incorporar compostos ativos como vitaminas e antioxidantes com o objetivo de garantir que após ingeridos esses compostos chegam à corrente sanguínea nas quantidades necessárias para que possam ter um efeito positivo no consumidor.

O objetivo é garantir uma alimentação personalizada, cuidada e cada vez mais direcionada para cada indivíduo.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar

Scroll to top