psicologia,
90 seg

Ep. 1945 Susana Batel – Projeto JUSTENERGY estuda a relação entre a transição energética e o crescimento da extrema-direita em meios rurais

February 07, 2025

Este estudo está a olhar para a forma como as desigualdades sociais e económicas em regiões rurais e do interior alimentam o discurso de movimentos de extrema-direita.


Susana Batel, investigadora no Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS) e professora no ISCTE-IUL, está a desenvolver o projeto JUSTENERGY com o objetivo de estudar a relação entre a transição energética e o crescimento da extrema-direita em meios rurais.

Segundo a investigadora, a forma como a transição energética está a ser feita reproduz as desigualdades sociais e económicas entre zonas rurais e urbanas.

“As grandes megacentrais solares, os parques eólicos, e a exploração e extração de lítio, que nós ouvimos agora muitas vezes falar, são feitas a partir de zonas rurais para servir sobretudo para alimentar as cidades, não só em Portugal, mas também noutros países”, explica.

Embora estes investimentos sejam muitas vezes acompanhados de promessas de investimento, de melhoria das infraestruturas, de promoção de emprego, e de redução dos preços da electricidade nestas regiões, na maioria dos casos estas promessas não são cumpridas ou tardam a fazer efeito.

Isto cria nas populações locais um sentimento de revolta que é susceptível de ser aproveitado por movimentos populistas de extrema-direita para conquistar votos e fazer avançar a sua agenda.

Nesse sentido, o JUSTENERGY quis explorar a hipótese de que os impactos provocados pela transição energética em meios rurais agudizam as desigualdades sociais, o isolamento, e as dificuldades socioeconómicas que estes territórios e comunidades sentem.

“Isto pode levar a que estas comunidades adiram mais àquilo que tem sido outro problema social e outro fenómeno bastante contemporâneo que são discursos de populismo de extrema-direita”, reforça.

O projeto JUSTENERGY – Intersections of right-wing populism and (un)just rural energy transitions in Portugal as communicative and socio-spatial practices é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | ISCTE-IUL

 

Scroll to top