Este projeto usa Building Information Modeling (BIM), um sistema que permite criar e gerir informação sobre edifícios e infraestruturas.
Fabio Sitzia, investigador na Universidade de Évora (UÉ) e membro do Laboratório HERCULES, está a desenvolver um modelo digital de conservação para uma igreja românica no Norte de Portugal.
Trata-se da Igreja de São João de Calvos, uma igreja medieval feita em estilo românico em Lordelo, Guimarães.
O objetivo deste projeto é fazer uma digitalização desta igreja, usando um sistema BIM para assegurar que o modelo produzido conjuga um conjunto de informações arqueológicas, arquitetónicas, e geológicas, que possam ser úteis para as entidades responsáveis pela sua conservação, como arqueológos e empresas de conservação, mas também para os decisores políticos e para quem a visita.
Nesse sentido é feita uma avaliação da qualidade do material de construção, em concreto, da pedra usada na sua fundação. Estão também a ser usadas técnicas de microfotogrametria e LIDAR para fazer uma reprodução em laser/scanner do edifício e para avaliar o estado atual do monumento.
Tudo isto é feito com o objetivo de monitorizar o edifício ao longo do tempo, para avaliar o seu estado de conservação, e identificar alterações nos materiais, e também nas características estáticas do edifício, para perceber se este se está a mexer ou se se encontra bastante sólido.
Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | HERCULES