Este cartão vai permitir que os alunos em mobilidade tenham acesso mais rápido aos serviços da universidade de acolhimento.
Graça Azevedo, docente no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA) e investigadora do Centro de Investigação de Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), participa no projeto ESC-tension 2, uma iniciativa que visa facilitar a estadia de estudantes do programa ERASMUS na Universidade de Aveiro.
“O objetivo é ajudar os alunos de ERASMUS e facilitar as acreditações e as equivalências, mas também, facilitar a sua estadia dando-lhes acesso às cantinas, às bibliotecas, e a tudo aquilo que o cartão da Universidade de Aveiro já oferece, para que não tenham que criar um cartão novo”, explica.
Este projeto começou por fazer o levantamento de todos os serviços e regalias que o cartão de estudante da Universidade de Aveiro já oferece, e que podiam ser úteis para um aluno externo em mobilidade.
“Quisemos perceber o que a universidade oferece quando um aluno da União Europeia chega à Universidade de Aveiro. Quais são as dificuldades que ele enfrenta, e o que é que a universidade tem para os ajudar”, reforça.
Após esta recolha foi necessário perceber como esses serviços podiam ser transpostos para o cartão europeu de estudante de forma a que quando um aluno chega à Universidade de Aveiro, já saiba tudo aquilo que esta tem para lhe oferecer.
O intuito deste projeto é que este cartão possa ser implementado em todas as instituições de ensino superior, tanto em Portugal, como nos restantes estados-membros.
O projeto ESC-tension 2 – Accelerating ESC Adoption in the EEA é financiado pela União Europeia.
Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | ISCA