A Hepatite E é uma inflamação do fígado causada pelo vírus HEV, transmitida por ingestão de água ou alimentos contaminados com fezes. Esta doença é muito prevalente em animais de caça como o javali.
Margarida Simões, docente do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Évora (UÉ) e investigadora do CHRC – Comprehensive Health Research Center, está a estudar a distribuição e a ocorrência do vírus da Hepatite E no montado alentejano.
Este projeto tem por base uma abordagem de One Health, ou uma saúde, um conceito que visa integrar a saúde animal e ambiental com a saúde humana.
O objetivo passa por estudar como este vírus se propaga na interface entre animais silváticos, animais domésticos, e o ambiente do montado, mais especificamente, na forma como a caça de javali, e a produção extensiva do porco de montanheira, afetam os cursos de água, as charcas, e os bebedouros.
O vírus da Hepatite E é um vírus zoonótico, comum em animais e no homem, e que na Europa e no hemisfério Norte é essencialmente veiculado por alimentos contaminados, por exemplo, pelo consumo de carne de caça que não é devidamente processada, ou por carne de fumeiro, pois a prática do fumeiro também não inviabiliza a infeção por este vírus.
Na grande maioria dos casos pensa-se que este vírus provoca apenas uma infeção assintomática, ou de curso breve e autolimitada, mas este vírus também é responsável por hepatites fulminantes e, inclusive, já foram detetados casos desta infeção em Portugal.
Esta é uma infeção grave que afeta sobretudo o tecido hepático do fígado e que pode levar à necessidade de o paciente receber um transplante hepático.
Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | Google Scholar | UÉ